Opti BRA

Início » Campeonato » Nacional » Brasileiro » 1º dia de regatas

1º dia de regatas

LogoCampeonato

Florianópolis (SC) – 11 de janeiro de 2016 – Começou nessa segunda-feira, 11, o 44º Campeonato Brasileiro de Optimist, disputado até o próximo domingo, 17, em Jurerê, Florianópolis. Após um domingo de muita chuva, o sol deu as caras e o vento, apesar de fraco, garantiu a alegria dos velejadores. Duas regatas foram realizadas com ventos sul-sudeste variando entre 6-10 nós e o destaque foi o gaúcho Gabriel Kern, do Clube dos Jangadeiros, líder da competição até o momento.

Divididos em flotilhas amarela e azul, os velejadores esperaram quase uma hora em terra para a primeira chamada. Com o vento apertando, a comissão de regatas conseguiu largar a primeira bateria do dia próximo das 14h. Gabriel Kern aproveitou as condições vencendo a regata na flotilha amarela, seguido pelo catarinense Guilherme Berenhauser (Iate Clube de Santa Catarina) e do baiano Bernardo Pereira (Yacht Clube da Bahia).

Na flotilha azul, o campeão da Copa Brasil de Estreante, Vinicius Koeche (Clube dos Jangadeiros – RS) venceu a primeira do dia, seguido pelo carioca Mathias Crespo (Iate Clube do Rio de Janeiro) e do baiano Ricardo Continho (Yacht Clube da Bahia).

Após a primeira regata, o vento perdeu intensidade e mudou de direção, virando para sul com 7 nós aproximadamente. Na flotilha amarela, vitória de Guido Hirth (ICRJ – RJ), enquanto que na flotilha azul o também carioca Pedro Madureira (ICRJ – RJ) foi o vencedor.

DSC_8400

A competição

O Campeonato Brasileiro de Optimist tem em seu programa doze regatas previstas, sendo que nos três primeiros dias (11, 12 e 13) acontecem as disputas individuais. Na quinta-feira, 14, será realizada a competição por equipes, enquanto que a sexta-feira, 15, está reservada para a realização do Projeto “Conhecendo Novas Velas 2016”, sendo que não haverá competições.

O Projeto “Conhecendo Novas Velas” foi realizado pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Optimist 2015, realizado no Rio de Janeiro. O principal objetivo desta ação é utilizar o dia livre do campeonato e proporcionar aos jovens atletas da Classe Optimist contato com as Classes da Vela Jovem e uma conversa com atletas de renome internacional representando o país.

No sábado, 16, e domingo, 17, acontecem os últimos dias de competições individuais, que apontarão os grandes campeões do evento. Devido ao grande número de embarcações, os velejadores serão divididos em flotilhas, amarela e azul, para velejar uma série classificatório. Após os primeiros dias, os 50% melhores classificados competem na flotilha ouro, que define o campeão, e os demais na flotilha prata.

Resultados após as duas regatas do 1º dia

1º Gabriel Kern (RS – CDJ) 1+4 = 5pp
2º Roberto Filho (PE – CIC) 6+2 = 8pp
3º Leonardo Crespo (RJ – ICRJ) 5+4 = 9pp
4º Guido Hirth (RJ – ICRJ) 9+1 = 10pp
5º Guilherme Berenhauser (SC – ICSC) 2+8 = 10pp
6º Ricardo Continho (BA – YCB) 3+7 = 10pp
7º Pedro Madureira (RJ – ICRJ) 11+1 = 12pp
8º Luiza Maré (RS – CDJ) 9+3 = 12pp
9º Giovanne Pistorello (RS – CDJ) 4+8 = 12pp
10º José Irineu (SC – ICSC) 7+5 = 12pp

Súmula

Confira a Sumula provisoria do 1º dia

Fotos

Confira as fotos publicadas no Flickr da OptiBra (ícone na coluna esquerda do site).

Fonte: Danilo Caboclo – SixComm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: