Opti BRA

Início » Campeonato » Nacional » Brasileiro » Pernambucanos Tiago Monteiro e Marina da Fonte são os campeões brasileiros

Pernambucanos Tiago Monteiro e Marina da Fonte são os campeões brasileiros

Tiago Monteiro - Campeão brasileiro de optimist 2016

Tiago Monteiro (Cabanga) – Campeão brasileiro de optimist 2016

Marina Fontes - Campeã brasileira da categoria feminino

Marina da Fonte (Cabanga) – Campeã brasileira da categoria feminino

Florianópolis (SC) – 17 de janeiro de 2016 – Os pernambucanos Tiago Monteiro e Marina da Fonte, ambos do Cabanga Iate Clube, foram os grandes campeões do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist. As três regatas finais da competição foram realizadas neste domingo, 17, em condições de vento nordeste, com vento soprando entre 8 e 12 nós.

“Com certeza, hoje (domingo) foi o melhor dia do campeonato. Um dia típico de Jurerê. Ventos firmes, entre 8 e 12 nós, proporcionando as melhores regatas da competição. Não poderíamos terminar de melhor maneira”, comentou o presidente da Comissão de Regatas Ricardo Navarro.

Após doze regatas e apenas um descarte, Tiago Monteiro fechou a competição com 52 pontos perdidos, doze a menos do que o vice-campeão Gabriel Kern, do Clube dos Jangadeiros. Giovanne Pistorello, também do Clube dos Jangadeiros, ficou em 3º, completando o pódio. Em seu sétimo e último Campeonato Brasileiro, o velejador pernambucano era só alegria após o anúncio dos resultados.

“Eu já fui para dois mundiais e nos últimos anos sempre fiquei entre os cinco primeiros, mas o título não vinha. Agora chegou minha vez. Esse é meu último ano no Optimist e agora espero fazer uma boa seletiva para me classificar para mais um mundial”, comenta Tiago Monteiro, que havia sido vice-campeão nacional em 2015.

Entre as meninas, mais uma vitória para Pernambuco. Marina da Fonte, também do Cabanga Iate Clube, foi a melhor durante todo campeonato e nesse domingo confirmou o resultado. Marina Hutzler, também do Cabanga, foi a vice-campeã, enquanto Luiza Moré, do Clube dos Jangadeiros – RS, completou o pódio na 3ª colocação.

“Eu velejo faz dois anos e ano passado fui campeã da Copa Brasil de Estreante. Estou muito feliz por em tão pouco tempo ter sido campeã brasileira”, disse Marina.

Treinador da flotilha pernambucana, Edival Pessoal de Moura Jr comentou sobre o trabalho feito no Cabanga Iate Clube. “Terminar o campeonato com dois campeões nacionais dá uma sensação muito boa, mostra que tudo foi bem feito. São muitas pessoas envolvidas e se dedicando para que isso acontecesse”, completou.

Após o Sul Americano, em março, as atenções da classe Optimist estarão todas voltadas para Ilhabela, em São Paulo. No mês de abril a cidade paulista sedia a seletiva que definirá as equipes nacionais para o Mundial, Europeu e Norte-Americano.

O 44º Campeonato Brasileiro de Optimist tem chancela e homologação da CBVela (Confederação Brasileira de Vela) e ABCO (Associação Brasileira da Classe Optimist), com realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O evento conta com o apoio da CYRELA.

Classificação após doze regatas (um descarte)

1º Tiago Monteiro (PE- CIC) – 52pp
2º Gabriel Kern (RS – CDJ) – 64pp
3º Giovanne Pistorello (RS – CDJ) – 80pp
4º Lucas Stolf (RS – VDS) – 87pp
5º Vinicius Koeche (RS – CDJ) – 96pp
6º Guilherme Plentz (RS – CDJ) – 107pp
7º José Irineu (SC – ICSC) – 111pp
8º Guido Hirth (RJ – ICRJ) – 115pp
9º Marina da Fonte (PE – CIC) – 115pp
10º Nicolas Bernal (SP – YCSA) -129pp

Súmula

Confira a súmula final do Campeonato Brasileiro de Optimist edição 2016

Classificados para o Sul Americano
Tiago Monteiro (PE), Gabriel Kern (RS), Giovanne Pistorello (RS), Lucas Stolf (RS), Vinicius Koeche (RS), Guilherme Plentz (RS), José Irineu (SC), Guido Hirth (RJ), Nicolas Bernal (SP), Ricardo Continho (BA), Guilherme Durieux (SC), Marina da Fonte (PE), Marina Hutzler (PE), Luiza Moré (RJ) e Ludmila de Lira (PE).

Mais informações

Site oficial do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist: http://icsc.com.br/etapas/campeonato-brasileiro-de-optimist/
Página do Facebook do ICSC: https://www.facebook.com/icscveleiros

Fonte: Assessoria de imprensa do ICSC – Danilo Caboclo – SixComm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: