Opti BRA

Início » Informativo » Comunicado oficial » Esclarecimentos sobre a nova regra de numerais

Esclarecimentos sobre a nova regra de numerais

Esclarecimentos sobre a nova regra de numerais

Devido a dúvidas relacionadas à recente alteração da regra de numeral da IODA (International Optimist Dinghy Association) é apresentado novamente esclarecimento.

 


Qual é o numeral da vela mostrada na imagem?

sail-1A regra G 1.2 da RRS (Racing Rules of Saling) definida pela World Sailing (nova denominação da ISAF) estabelece,  que as letras e numerais das velas sejam claramente legíveis, o que não ocorre no caso desta imagem.

ISAF

Para resolver este e outros problemas, a IODA (International Optimist Dinghy Association) estabeleceu uma nova regra para identificação da vela de optimist na qual as letras e os numerais “quadrados” (computer 8-style) não serão mais permitidos. Veja aqui a nova regra de identificação de vela da IODA.

Esta regra afeta todas as velas brasileiras com numerais “quadrados” (computer 8-style), pois as letras “A”, “B” e “R” (usadas em “BRA”) precisam ser alteradas, além de, eventualmente, outros números.

Sail2

 


Atenção aqueles que vão participar de eventos oficiais da classe optimist

Se sua vela com letra ou numeral “quadrado” não tiver certificado de medição realizado até 15 de agosto de 2016, não será aceita nos campeonatos da classe. As velas certificadas antes de os respectivos prazos, serão salvaguardadas.

(…) sails with square computer-8 style numbers and/or national letters from an unacceptable format as stated in this note, will not be accepted if certified after August 15th, 2016. 

Sails with those sail numbers and/or national letters, certified before the respective deadlines, will be grandfathered”.

A IODA exige que a vela tenha sido “certificada” (com certificado de medição ou o carimbo de um campeonato oficial) com datas anteriores ao dia 15/ago/2016.

Quando da troca de numeral da vela por outro também é obrigatório o uso do numeral no formato redondo, já que terá que ser realizada novamente sua medição.

Quem tiver certificado de medição emitido antes de 15/08/2016 ou carimbo de medição de um campeonato oficial anterior a esta data não precisa trocar os numerais.

Mais informações:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: